segunda-feira, maio 10

TPM sob controle

Meninas, esta semana acordei me sentindo horrível, mas cansada que de costume e com aquelas malditas erupções que voltaram a habitar meu rosto. Era o fim... Mas para minha sorte, antes de tentar suicídio (bricadeirinha), resolvi fazer minha leitura diária pelos blogs que sigo.
E lá estava eu, passeando por um dos Blogs, quando dei de cara com essa matéria. Não pude deixar de reconhecer os sintomas na hora. Ela estava falando de mim... e mais um milhão de mulheres que sofrem desse mal todos os meses. Por esse motivo não pude deixar de postar isso para vcs.

A Tensão Pré-Menstrual atinge cerca de 80% das mulheres. Pode surgir desde a primeira menstruação e permanecer até o fim da vida fértil feminina. O quadro de sintomas pode ser diferente para cada mulher, e até variar de um ciclo para outro. Um sintoma que sentimos em um mês, pode não surgir no próximo ciclo, isso depende do estado emocional e hábitos de vida.

Por não atingir órgãos específicos ou não ser detectáveis em exames laboratoriais, muitas mulheres que sofrem com a TPM, ainda são ridicularizadas, desvalorizadas e pré-julgadas. Algumas pessoas chegam considerar quem sofre deste mal como exageradas, frescas e que a usam como justificativa para seus problemas emocionais ou profissionais. Para piorar a situação, uma pesquisa realizada pela Unicamp, detectou que 20% dos médicos também consideram a TPM como “coisa de mulher”.

As causas ainda são desconhecidas, apesar das várias pesquisas realizadas, o que mais se aproxima de uma causa são as alterações bioquímicas e nos níveis hormonais que ocorrem com a mulher durante o ciclo menstrual. A questão é que a TPM existe e só nós, mulheres, sabemos o que realmente é.

Apesar de conhecermos apenas alguns sintomas, já foram observados mais 150 sintomas da TPM durante estudos feitos ao longo dos anos.
Como a TPM se trata de uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que a caracterizam, é praticamente impossível achar uma cura. Porém, a partir de um dignótico correto, é possível diminuir a manifestação da doença.

O erro de muitas mulheres é achar que isso é normal e por isso deixam de procurar ajuda médica. A cura ainda não é possível, mas os sintomas podem e devem ser amenizados. Mudanças de hábitos alimentares, medicamentos alopáticos e tratamentos alternativos, podem ser uma ótima opção. A melhor coisa a fazer, é procurar um médico e junto com ele, descobrir os métodos mais adequados para você. Além disso, atividades físicas também ajudam a aliviar a tensão.


Rir também é um ótimo remédio viu?!!hahahahahhah

Via Gurias sobre livro “TPM sob controle”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails