segunda-feira, abril 19

Exames pré-nupciais para os noivos


Semana passada nosso blog amigo "Planejando meu casamento" postou essa matéria sobre exames pré-nupciais, e eu achei tão interessante que não pude deixar de falar aqui no blog. Acho que ele esclarece muitas dúvidas.

...Tendo em vista a saúde do casal e seus planos em relação a filhos, existe uma série de exames médicos que recomenda-se que os dois façam antes de se casar. É uma coisa meio chata, mas muito importante.

Entrevistei a drª. Silvana Chedid, ginecologista, obstetra e especialista em reprodução humana para listar os principais exames pré-nupciais e explicar porque eles são importantes para o casal.

Quais são os exames pré-nupciais indicados para noivas e noivos?
Para mulher, a avaliação pré-nupcial envolve a consulta com seu ginecologista, que fará uma avaliação através da história clínica da paciente de prováveis fatores de risco para uma gestação, orientação sobre métodos anticoncepcionais e sobre relacionamento sexual.

O controle ginecológico através do exame de Papanicolau deverá ser realizado nas pacientes que não são virgens, além de uma ultrasonografia transvaginal. Para as virgens pode ser realizada a ultrasonografia pélvica por via abdominal.

A mulher deverá também fazer coleta de exames de sangue para avaliar doençaas infecciosas (hepatites B e C, sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus), além de tipagem sanguínea (ABO + Rh), glicemia de jejum para detecção de Diabetes, hemograma para ver anemia e dosagens hormonais para avaliar a função ovariana e a ovulação.

No caso do homem, os exames de sangue são os mesmos da mulher acrescidos de um espermograma que é o exame através do qual podemos saber se o homem e fértil ou não.

Por que fazer estes exames é importante?
Essa avaliação é fundamental para tratar precocemente problemas que poderiam comprometer o relacionamento conjugal do casal e as chances de se obter gravidez de uma maneira tranquila, saudável e planejada.

A doutora recomenda testes de fertilidade antes do casamento?
Os testes de fertilidade devem ser realizados em mulheres com mais de 35 anos, pois sabemos que o avançar da idade diminui a fertilidade da mulher. Devem também ser realizados naquelas que tenham antecedentes que sabidamente podem levar a infertilidade como – por exemplo – endometriose, doença inflamatória pélvica e problemas de ovulação.

*Rastreamento genético - Se tem historia de familiares que nasceram com mal formação, com síndrome de Down, defeitos de tubo neural, etc. Se o casamento há consangüinidade, se existe familiares com retardo mental, defeitos congênitos, história de recém natos com morte súbita sem causa aparente na família dos cônjuges.

Quais cuidados o casal deve manter depois do casamento?
Há quem recomende o uso de camisinha, por exemplo.
No caso de casais que não desejam gestação, a camisinha poderá ser utilizada – a critério do casal – para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis. Essa questão envolve aspectos relacionados a confiança e respeito mútuo do casal e deverá ser discutido por cada casal.

*Não se esqueça que (eu sei, pode parecer horrivel, mas...) a maioria das mulheres, entre 30 e 45 anos contaminadas pelo virus HIV (índice cada vez mais significativo), foram infectadas por seus maridos em relacões sem preservativos.

De quanto em quanto tempo devem refazer exames? Quais?
As sorologias para doenças infecciosas poderão ser repetidas de 6 em 6 meses. Exames como Papanicolau e Ultrasom podem ser repetidos anualmente.

Cuidem-se meninas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails